Espiritualidade e terapias rápidas

Espiritualidade e terapias rápidas – a droga do século

Banalizou se de tal forma a espiritualidade que se ouve falar em todas as esquinas, em todos os cafés e arriscaria a dizer mesmo em grande parte dos perfis do Facebook.
Já escrevi à uns tempos atrás sobre a espiritualidade com o objectivo de desmistificar o tema.

A espiritualidade não é uma “fase” nem uma moda que passa, não é algo fácil e rápido que se compra em qualquer centro de terapias holísticas, não é uma varinha magica com a qual será tocado e a vida muda a partir dai.

A espiritualidade é um longo, as vezes lento e progressivo, caminho que tem em vista à nossa evolução. É um caminho pessoal, interno e que ninguém pode fazer por si. Não, não pode comprar uma terapia qualquer para deixar de sentir, ou saltar uma etapa desse percurso.

Vejo pessoas a saltarem de terapia em terapia com a ilusão de estarem a evoluir. Como se fosse uma droga em que ficam viciados, e no final culpabilizam o terapeuta por nada ter mudado.
Desengane-se, ninguém pode comprar a sua evolução. A espiritualidade é um processo interno e intenso. nenhum terapeuta pode fazer o trabalho por si. O objectivo da terapia é o autoconhecimento, tomar consciência das suas limitações, fraquezas, dos bloqueios, das dificuldades pelas quais esta a passar, dos porquês dessas dificuldades. Essa tomada de consciência é o único passo acertado para a evolução da consciência. Só podemos mudar o que conhecemos estar errado em nós.

Dói? Sim as vezes muito. Assusta? Sim, não há nada mais assustador do que enfrentar as nossas próprias sombras. Sim todos nós temos uma parte luz e uma parte sombra, e enfrentar a nossa própria sombra e pensar: “não eu não sou assim, não sou essa pessoa”, assusta… ai se assusta!  Mas o trabalho é seu, só você as pode enfrentar e só enfrentando as pode controlar e domar.

E aí sim, se precisar de ajuda para o fazer, existem terapias e excelentes terapeutas que o podem ajudar. Repito, para não fiquem dúvidas, AJUDAR, o que não é o mesmo do que fazer por si.

E para o ajudar, estarei sempre aqui por perto, como sempre estive!

Mas não pense que é algo que se faz uma única vez, tal como disse, é um longo caminho!

1199total visits,1visits today